20.7.17

Não metam o bedelho!

Quando não se pede a opinião, uma pessoa agradece que não opinem.
Mães, de todo o mundo, devem estar tão saturadas de ouvir sempre a mesma porcaria quando estão com os filhos ou a falar dos filhos:
"Ainda não fala, o meu neto já fala desde 1 ano"
"Ainda não anda, a minha filha já anda muito bem"
E agora??
Por favor lembrem-se que se ninguém vos pede a opinião, não a dêem, e muito menos comparem!
É mau para nós e mau para as crianças.
Todas têm o sei ritmo de crescimento e todas têm de estar livres de pressão.
A minha Mariana vai fazer dentro de uns meses 4 anos e ainda fala a bebé e há palavras que não se expressa corretamente e ainda não diz os 'R' dentro das palavras e se for a comparar com o meu sobrinho que só difere uma semana dela na idade, ele fala muito melhor e não vou, nem posso comparar um com o outro, porque todos são diferentes na evolução.
A Mariana já expressa muitas vezes a desilusão de que os amigos fazem e dizem e ela não, e sei que isso a entristece, mas nunca farei pressão para que ela aprenda á  força.
Não somos todos iguais, podia dizer que ela sai a mim e fala lindamente desde os 2 como eu falei, mas não é.
Todas as crianças precisam de calma e ir ao seu ritmo, não façam deles robots, nem prodígios, deixai as crianças serem crianças e que aprendam á  maneira deles, sem pressão, sem regras rígidas para aprender.
Quando são eles á querem aprender melhor, mas forçar não é saudável.
Posso dizer que "criei" um molho de filhos (primos) e estou muito contente por estar a educar desta maneira a Mariana e saber que ela vai ter muitas recordações da sua feliz e maravilhosa infância e que eu fiz por isso. Terão tempo de aprender. Terão tempo de ser sabichões. Terão tempo de marrar nos livros.
Deixai as crianças serem felizes.

Sem comentários:

Enviar um comentário